07/11/2023

Câmara realiza a 15ª Edição do Projeto Vereador Júnior

No dia 06 de Novembro de 2023, foi realizada, às 19:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua, a quadragésima Sessão Ordinária de 2023, solenidade que contou com a presença dos vereadores Giseli Boldrin Rossi, Maico Morandi, Deise Bunai, Lino Peccati e Gilnei Smiderle (Progressistas), Antônio Rode (Republicanos), Demétrio Pan e Leandro Martello (MDB), e Vinícius Salvador (PSDB), além do Prefeito Municipal Danrlei Pilatti, do Vice Prefeito Inácio Sonda, da Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, do Secretário de Obras, Serviços Públicos, Viação e Trânsito, Celso Chiarani, do Vereador de Caxias do Sul, Alexandre Bortoluz, da Vice-diretora da Escola Luiz Gelain Vivia Fabian Copelli, de munícipes e de servidores do Poder Legislativo.

Antes, às 18:30, foi realizada a 15ª edição do Vereador Junior. Conforme o Decreto Legislativo nº 01 de 04 de abril de 2008, de autoria do vereador Lino Peccati, o projeto é destinado a propiciar o desenvolvimento da cidadania aos alunos das escolas sediadas no município e uma maior divulgação da atividade legislativa para o conhecimento da população, visando desde cedo estimular as práticas da participação popular.

Realizado anualmente, esta é a 15ª edição do projeto. A sessão simulada não tem por objetivo cumprir fielmente normas regimentais internas, mas oferecer a oportunidade para que os alunos possam conhecer um pouco do trabalho exercido pelos vereadores. Por isso, não vamos observar tempos, e espaços, mas sim ideias e posicionamentos, que sejam críticas, sugestões ou informações que vierem para colaborar para construir uma sociedade cada vez melhor.

Os vereadores juniores estão aqui representados por dois partidos fictícios:

Partido Agrícola Paduense representado por:

Vereador Lucas Scarmin

Vereadora Sthéfany Viapiana

Vereador Cauã Testolin

Vereador Gustavo Peliezzer Pilatti

Vereador Lian Moterle

Partido Estudantil à Frente representado por:

Vereadora Thavyne Dorneles

Vereadora Giovana Albani Zanol

Vereador Arthur Marin

Vereador Alcides Marcante

A vereadora Junior presidente Giovana Albani Zanol conduziu a Sessão repassando o uso da palavra a cada um dos vereadores juniores para que pudessem expor e defender seus posicionamentos e indicações que elaboraram nas mais diversas áreas.

Todas as propostas serão apreciadas em plenário pelos vereadores na próxima Sessão e posteriormente encaminhadas ao Prefeito Municipal para que ele possa analisá-las e dentro do possível atendê-las.

Os Vereadores titulares, o Prefeito Danrlei Pilatti, o Vereador de Caxias do Sul Alexandre Bortoluz e a Vice-Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain, Vivia Fabian Copeli, em seus pronunciamentos parabenizaram os alunos pelo interesse em participar do projeto e por tratarem com seriedade colocando seus posicionamentos e sugestões para o crescimento do município e da sociedade como um todo.

Iniciada a sessão ordinária, os vereadores debateram sobre assuntos de interesses locais, e nesta semana aprovaram as seguintes proposições:

INDICAÇÃO N° 038/2023: “Os vereadores Antonio Rode, Vinícius Salvador e Leandro Martello indicam ao Exmo. Prefeito, conforme suas atribuições regimentais, que através da Secretaria competente, estude a possibilidade de colocar guard rail e uma placa de redução de velocidade na VRS 814, em frente Bairro Jorge Baggio.”

INDICAÇÃO N° 039/2023: Os vereadores Antonio Rode, Vinícius Salvador e Leandro Martello indicam ao Exmo. Prefeito, conforme suas atribuições regimentais, que através da Secretaria competente, seja feita a melhoria da sinalização de preferencial na esquina das Ruas Angelo Pilati com a Henrique Bedin.

PEDIDO DE LICENÇA N° 04/2023: “Antônio Rode, vereador da Bancada do Republicanos, vem requerer em conformidade com o Art. 36 inciso II da Lei Orgânica Municipal e art. 170 do Regimento Interno deste Poder Legislativo, a concessão de licença por um período de 30 dias a contar na data de 09 de novembro a 08 de dezembro do corrente ano por motivos particulares.”

Nesta semana foram protocolados os seguintes Projetos de Lei:

PROJETO DE LEI Nº 041, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2023. Cria crédito adicional especial no Orçamento de 2023 do Município de Nova Pádua, no valor de R$ 46.701,66 (quarenta e seis mil, setecentos e um reais, com sessenta e seis centavos).

PROJETO DE LEI Nº 042, DE 06 DE OUTUBRO DE 2023. Cria crédito adicional especial no Orçamento de 2023 do Município de Nova Pádua, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Os Projetos serão enviados para as Comissões e aguardarão o trâmite regimental.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 13 de Novembro de 2023, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua.