07/06/2017

Vereadores de Nova Pádua discutem alternativas para a reestruturação da VRS-814, rodovia que liga o município a Flores da Cunha.

Antes, a Câmara recebeu o recebeu o Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social para audiência pública....

No dia 05 de Junho de 2017, foi realizada, às 19 horas, na Sala de Sessões Arlindo Joaquim Bigarella, a décima oitava sessão ordinária de 2017, solenidade que contou com a presença de oito Vereadores titulares, um Vereador Suplente, de munícipes, e dos funcionários da Câmara, além do Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Sr Rafael Martello, do Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos, Viação e Trânsito, Sr Celso Chiarani, e do ex Vereador, Sr Nestor Tonello.

Antes, porém, às 18 horas, a Câmara recebeu o Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Sr Rafael Martello para a Audiência Pública que apresentou o Relatório de Gestão da Saúde no Município de Nova Pádua.

Iniciada a Sessão, o 1º Secretario, Vereador Silvino Maróstica, procedeu à leitura dos expedientes recebidos. A Sessão foi marcada por debates sobre a reestruturação da VRS-814, oportunidade em que a Vereadora Jéssica Boniatti comentou, no Grande Expediente, que no dia 05 de junho de 2017 participou, juntamente com os Vereadores Ildo Stangherlin, Danrlei Pilatti e o Vice Prefeito Gelson Sonda, de uma audiência pública em Porto Alegre com o Secretário de Transportes do Estado, Pedro Wesphalen, e que na ocasião apresentaram novamente a ele sobre a situação na qual se encontra a VRS-814 e solicitaram esclarecimentos sobre quando acontecerão as melhorias, já que em outras oportunidades os prazos divulgados para tal ou não foram cumpridos ou foram divulgados de forma equivocada.

A Vereadora comentou que, de acordo o secretário, a reestruturação da VRS-814 é prioridade, está no planejamento, e que o contrato com a empresa responsável pela obra está firmado, contudo, não haveria prazo definido para o início das obras, mas que a expectativa de Pedro Wesphalen é que iniciem até o final deste ano, porém nada foi garantido.

Seguindo com os debates, o Vereador Silvino Maróstica mencionou que protocolou a INDICAÇÃO 45/2017 solicitando ao Executivo Municipal que entrasse em contado com o responsável da Prefeitura de Flores da Cunha, a fim de que ambas estudassem juridicamente uma forma legal, para que seja realizado um acordo ou contrato junto ao DAER onde o DAER cederia o material e as prefeituras a mão de obra, para que seja efetuada a operação tapa buraco urgentemente  bem como a  pintura das faixas de sinalização em toda a extensão da VRS 814, que liga Nova Pádua à Flores da Cunha.

Na mesma linha, o Presidente Léo Sonda referiu que está conversando com o Prefeito Ronaldo Boniatti para que estude a possibilidade de adquirir massa asfáltica para efetuar uma operação tapa buraco na rodovia, dada a situação precária da mesma.

Após, na ordem do dia foram aprovadas as seguintes proposições:

INDICAÇÃO 44/2017 - A vereadora Evanite L. Vedana da bancada do PMDB, solicita à Mesa Diretora que, após aprovada no plenário, a presente indicação seja encaminhada ao excelentíssimo senhor prefeito municipal, para que através do departamento competente estude a possibilidade de fazer a trocas das lâmpadas, pintura e demais melhorias no Pórtico do Município sendo um cartão postal na entrada da cidade.

INDICAÇÃO 45/2017 - O vereador Silvino Maróstica da bancada do PSDB, conforme suas atribuições regimentais, propõem que após aprovada no plenário, seja enviado para a Secretaria competente da prefeitura municipal de Nova Pádua, para que a mesma entre em contado com o responsável da Prefeitura de Flores da Cunha, a fim de que ambas  estudem juridicamente uma forma legal, para que seja realizado um acordo ou contrato junto ao DAER onde o DAER cederia o material e as prefeituras a mão de obra, para que seja efetuada a operação tapa buraco urgentemente  bem como a  pintura das faixas de sinalização em toda a extensão da VRS 814, que liga Nova Pádua à Flores da Cunha.

INDICAÇÃO 46/2017 - O vereador Antônio Rode, da bancada do PRB, conforme suas atribuições regimentais propõem que após aprovada no plenário, seja encaminhado ao Poder Executivo a fim de que a secretaria competente estude a possibilidade de construir uma praça publica com infraestrutura necessária inclusive com um parque infantil e uma academia da saúde para os moradores do Loteamento Jorge Baggio.

INDICAÇÃO 47/2017 - O vereador César A. Menegat, da bancada do PMDB, dentro da decisão do Plenário, vem requerer a Mesa Diretora, que seja oficializada esta indicação ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, a fim de que seja criado no Município uma “Casa Lar do Idoso”, como forma de assegurar o “bem-estar social” e os direitos personalíssimos assegurados aos idosos em respeito à dignidade da pessoa humana.

Foi protocolado na Câmara, no dia 31 de maio, pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 20, de 31 de Maio de 2017, que “Instituiu o Plano Plurianual do Município de Nova Pádua para o Período de 2018-2021”. O Projeto do PPA segue agora para análise regimental das Comissões, aguardando seus pareceres.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 12 de Junho de 2017, às 19 horas, no Plenário da Câmara.

Texto: Cátia Tonello